"Qualquer 'verdade universal' anunciando uma opinião humana é tornada uma 'verdade individual' ou, em sua completude, uma 'mentira universal'." - Hime-chan

Maçãs Envenenadas

Este jogo propõe uma forma de facilitar a compreensão da adição e subtração de frações, da forma como se realiza e do porquê, ainda previamente à compreensão de M.M.C..

A motivação do jogo é auxiliar a Branca de Neve a contar quais partes das maçãs estão envenenadas e quais não estão, de forma que estas serão somadas e subtraídas, resultando no total envenenado.

As questões são geradas aleatoriamente, sem resultados negativos para facilitação deste primeiro contato com as frações e, na primeira fase, há apenas denominadores iguais.


A tela principal da primeira fase aparece desta forma, e o aluno deve informar o numerador e o denominador para passar, percebendo que a quantidade em que a maçã está dividida continua a mesma, logo, que os denominadores se conservam.



Já a segunda fase (para acessá-la, deve-se trocar, na URL do navegador, o "nivel=1" por "nivel=2", ficando da seguinte forma: http://hime-chan.com/kad/math/macas-envenenadas/?macas&nivel=2 ). Sugerimos que esta etapa seja seguida ao tempo de cada aluno, permitindo (talvez induzindo) que a questão "E se os denominadores forem diferentes? Como vamos conservá-los?" surja naturalmente.

Nesta segunda fase, porém, há uma função extra para auxiliar na compreensão.

Esta função permite que o aluno divida a maçã em mais partes (um denominador maior), fazendo-as ter o mesmo número de partes e, portanto, poderem ser somadas (A imagem da maçã também se altera, possibilitando uma melhor visualização do porquê o numerador é diferente). Este é o princípio (básico e primário) do M.M.C., que toma frações com denominadores diferentes e os torna o mesmo denominador.

Após tornar os denominadores iguais, os alunos devem pensar em que numerador combina com aquele denominador, deixando a maçã, ainda, igual em porporção. Esta atividade reune conceitos de proporção e frações semelhantes e à compreensão deste passo deve ser dada a máxima atenção.

Após operarmos as frações, veremos que têm o mesmo denominador e continuaremos com a mesma mecânica da primeira fase.

Link principal do projeto

♥ ~ Matemática e Faculdade ~ ♥

Visita aos Museus - Google Art Project

Suuri no Sekai

Produtivismo, Tecnicismo, Construtivismo, Escolanovismo - Na visão de Demerval Saviani

Pi, número de ouro e número de Euler

Persiga o Coelho Branco!

Pega-pega de Duendes

O papel do professor

Monochrome Factor!

Maçãs Envenenadas

Heróis, ajudem as famílias do Egito!

Equações de 2º grau pelo método de Al-Khwarism

Encontrando a incógnita e salvando a professora!

Educação Tradicional, Educação matemática e Educação matemática crítica

e-Mazing

Construindo Conhecimentos nos Passos de uma Tartaruga

Como ensinar no mundo das crianças? - Exemplos de questões

Comer-comer

Aritmética Atômica

xSiga-me no Facebook ♥