"Se Deus criou os animais para serem alimentos, por que eles têm patas? Se é desta forma, seus troncos deveriam apenas nascer nas árvores para facilitar a vida do ser humano. " - Hime-chan

Monochrome Factor!

Este trabalho faz parte de um conjunto de 4 propostas pedagógicas de atividades manipulativas para a disciplina de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem I.

A forma de utilização, tão como a aprendizagem a ser alcançada pode ser melhor lida no Trabalho escrito.

Habilidades a serem desenvolvidas

A atividade objetiva desenvolver o raciocínio voltado a funções em alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a partir de uma abordagem construtivista, utilizando-se de um computador com um navegador atualizado instalado (testado no Opera 12.00 e no Google Chrome 19.0.1084.56) e acesso à internet.

Instruções

O material consiste de um website endereçado em http://monochromefactor.hime-chan.com construído, especialmente para este propósito, que disponibiliza a seguinte tela:

A partir dela, o internauta (aluno) terá acesso a uma régua numerada, na qual se encontram dois sinais, um branco e um preto.

Na história sugerida como cenário para a atividade (apresentada na coluna esquerda do site), o mago Gilles de Rais (antagonista do anime Fate/Zero da franquia Fate da empresa Type Moon e real integrante da tropa de Joana D’arc, cuja morte teria-lhe enlouquecido) acabou por alterar o comportamento normal das sombras (sempre seguindo a luz) para um submetido a uma função chamada “Monochrome Factor”.

Como herói do reino, o dever do jogador é encontrar a função e escrevê-la no espaço destinado. Para tal, move-se o objeto sobre a régua (luz) para alterar a localização de sua sombra, verificando que função rege seu movimento em função da luz.


Em caso de resposta errada, o aluno recebe um plano cartesiano para auxilia-lo, mostrando que função ele compôs e, ao mesmo tempo, a função real, para que compare e analise as diferenças.


A linguagem que deve utilizar para redigir as funções encontra-se discriminada no lado direito da tela:

  • 2*3 = 2.3 = 6
  • 2*X = 2.X = 2X
  • 3/4 = ¾ = 0.75
  • raiz(4) = √4 = 2
  • elevado(3,2) = 3² = 9
  • modulo(-2) = |-2| = 2

A atividade consiste de 13 áreas que compõem funções lineares, modulares, quadráticas, racionais e que se utilizam de radiciação, e, ao final, o aluno é agraciado com o título de “Nobre Cavaleiro” e pode compartilhar este título e a atividade com seus seguidores em redes sociais.

É importante registrar que este jogo se baseia no jogo “Como b depende de a?” desenvolvido por Andréa Lins e Lins Souza, Dirce Uesu Pesco e Humberto José Bortolossi, da Universidade Federal Fluminense, em 2009, utilizando-se da plataforma Geogebra, em Java. Que pode ser encontrado em: http://www.uff.br/cdme/c1d/c1d-html/c1d-br.html.

Link principal do projeto

♥ ~ Matemática e Faculdade ~ ♥

Visita aos Museus - Google Art Project

Suuri no Sekai

Produtivismo, Tecnicismo, Construtivismo, Escolanovismo - Na visão de Demerval Saviani

Pi, número de ouro e número de Euler

Persiga o Coelho Branco!

Pega-pega de Duendes

O papel do professor

Monochrome Factor!

Maçãs Envenenadas

Heróis, ajudem as famílias do Egito!

Equações de 2º grau pelo método de Al-Khwarism

Encontrando a incógnita e salvando a professora!

Educação Tradicional, Educação matemática e Educação matemática crítica

e-Mazing

Construindo Conhecimentos nos Passos de uma Tartaruga

Como ensinar no mundo das crianças? - Exemplos de questões

Comer-comer

Aritmética Atômica

xSiga-me no Facebook ♥